segunda-feira, 13 de maio de 2013

5° Encontro - As maravilhas de Deus


5º Encontro  (12/04) (Orações iniciais)
Ø  AS MARAVILHAS DE DEUS
-          Sugere-se que a primeira parte do encontro seja feita no lado de fora da sala, com os catequisandos sentados na grama. Pode-se levar uma canga ou uma toalha para que eles fiquem mais confortáveis. Nesse momento, eles precisam apenas da Bíblia.
-          O catequista leva para fora, imagens e/ou objetos para representar cada uma das criações de Deus em cada um dos 6 dias. Colocam-se essas imagens/objetos no centro do círculo.
-          Leitura do texto bíblico: Gn 1, 1-31; 2, 1-4. Ao final da leitura de cada um dos dias, os catequisandos escolhem entre as figuras aquela que representa a criação de Deus naquele momento e colam no painel para que ao final seja criado um mural.
-          Conversar com os catequisandos sobre a missão que nos foi dada: nomear todos os seres vivos e cuidar da criação de Deus. Como estamos fazendo isso? Discutir de forma crítica: falar sobre poluição do ar e das águas, desmatamento e destruição das matas, caça descontrolada dos animais, tráfico de animais em extinção, acúmulo de lixo, desperdícios de alimentos e de água, etc. Falar também do que se tem feito em prol de um desenvolvimento sustentável: campanhas, políticas públicas, reservas florestais, código ambiental, etc. Levar recortes de revistas que representem essas ações humanas sobre o mundo e a natureza.
-          Na segunda parte do encontro, os catequisandos voltam à sala: colocar o mural com as maravilhas de Deus no quadro e ao lado um papel pardo apenas com o desenho grande de um círculo, representando a Terra. Pedir que as crianças colem aleatoriamente os recortes de revistas representando a ação humana. Pedir que escrevam algumas palavras que reforcem atitudes positivas: cuidado, respeito à natureza e aos animais, preservação, desenvolvimento sustentável, etc.
-          Podemos fazer muitas coisas para cuidar da natureza e da criação de Deus. Como sinal do nosso compromisso, vamos plantar um feijão e cuidar dessa plantinha em casa. Distribuir um copinho de isopor ou plástico, um pedaço de algodão e um feijão para cada catequisando. Pedir que molhem bem pouquinho o algodão e coloquem o feijão em cima. Distribuir para as crianças as orientações sobre como cuidar do feijão para que ele brote. As crianças podem levar para casa e no próximo encontro contar como foi cuidar do feijão.
-          Oração final

Material necessário:
1) Bíblia
2) Toalha ou canga para colocar na grama
3) imagens e/ou objetos que representem as maravilhas que Deus criou
4) 2 papéis pardos
5) recortes de jornais e revistas que representem a ação humana sobre a natureza
6) copos descartáveis (1 para cada criança)
7) algodão (uma bolinha para cada criança)
8) feijão (2 para cada criança)
9) Orientações sobre como cuidar do feijão.

Orientações:
Para plantar seu feijão, você irá precisa: um copo descartável, uma bolinha de algodão, 2 feijões e água
1º passo: Umedeça o algodão e forre o fundo do copo descartável.
2º passo: Coloque os feijões e deixe em um lugar com iluminação.
3º passo: Molhe o algodão com água toda vez que estiver seco. (Cuidado para não encharcar o algodão, senão o feijão irá se “afogar”.)
4º passo: A raiz irá nascer em poucos dias e, em seguida, o feijão começará a brotar.
5º passo: Quando o pé de feijão atingir cerca de 15 cm é hora de plantá-lo na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário